Redação Nota 1000

Redação Nota 1000 4.65/5 (92.94%) 17 votes

Como tirar a tão sonhada nota 1000 na redação do ENEM.

 

Como o ENEM é o concurso de vestibular mais concorrido do brasil e esta a cada dia mais importante para conseguir a aprovação na maioria das faculdades mais importantes do Brasil, resolvi criar um área que fale especificamente para ajudar você, o vestibulando preocupado com a prova do ENEM.

 

E como a Redação é a prova mais valorizada e também a que mais gera dificuldades entre os candidatos essa merece uma seção também especial.

 

Vou fazer de tudo para ajudar meus leitores a passar na prova do ENEM e para isso preciso que você garanta pelo menos 900 pontos na prova de redação, com grandes chances de conseguir alcançar a redação nota 1000!

 

Para isso eu convidei aqui um amigo de infância que é corretor oficial do Enem para escrever esta pagina. Por motivos de segurança deixarei ele como anônimo, mas saibam desde já que todas as dicas deste texto foram escritas por um profissional que é corretor das provas de Enem desde 2012.

 

>>Fure a fila e deixe de ser um estudante comum<<

 

Entenda a prova de redação

 

Primeiramente você deve saber o que se passa na prova de redação e os motivos dela ser uma variável tão importante para sua aprovação.

 

A prova de redação é a única em que o candidato expressa seu potencial, o quanto ele evoluiu durante o ensino básico em sua capacidade de leitura, compreensão, analise e expressão. No caso do ENEM destaca-se a avaliação, pela redação, também de sua compreensão de questões e problemas sociais e de sua capacidade de elaborar soluções, entendida como sua formação cidadã.

 

Os critérios de avaliação

 

No Enem são avaliadas, com nota, cinco competências na prova e redação. São elas:

 

  • Se o candidato demonstra domínio da norma-padrão da língua escrita
  • Se compreende a proposta de redação e aplica conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Se consegue selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Se demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Se conseguiu elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

Lembrando que na redação do Enem, a dissertação deve terminar com uma proposta para solucionar a questão colocada!

 

Que fique claro que é mais importante na composição da nota a capacidade de argumentar e defender um ponto de vista, do que o chamado estilo, ou seja, o conjunto de elementos de qualidade e a ortografia.

 

Uma redação nota 1000 no Enem exige boa conexão ao tema, aderência a ele, e uma seleção boa e articulada de argumentos. O candidato precisa ler com atenção o enunciado que comenda a prova.

 

Somente adicione argumentos próprios na redação quando bem articulados a sua tese e conclusão! Esse é um dos maiores erros cometidos.

 

Conheça o curso que mudou a vida de mais de 2000 alunos

 

Já sabe como são dadas as notas?

 

A redação do Enem é corrigida por 2 professores que avaliam as 5 competências. Cada uma vale 200 pontos e é subdividida em diferentes aspectos que valem 40 pontos cada.

 

Eu tenho cerca de um mês para corrigir as provas depois que começo a recebe-las, e recebo por vez um pacote eletrônico contendo 50 redações. Existe um sistema que mistura redações de escolas publicas e particulares. Assim que eu acabo de corrigir eu recebo outro pacote. É um mês bem corrido….rs

 

Por que as pessoas Zeram a prova?

 

Fugir do tema ou ao tipo textual proposto (a dissertação argumentativa), escrever menos de 7 linhas originais são os principais motivos para se zerar uma prova do Enem. Mas também conseguem esse feito quem inserir trechos propositadamente desconexos do resto da argumentação do tema, desenhos e palavras ofensivas, impropérios, protestos e afirmações que desrespeitam os direitos humanos, como as de racismo, xenofobia e homofobia.

 

Desempenho dos candidatos na prova do Enem de 2012

redação-nota-1000

Cerca de 1% das pessoas conseguem chegar perto da redação nota 1000.

Esse gráfico se repetiu nos anos posteriores e em 2013 a porcentagem de notas acima de 900 caiu para 0,9%.

A prova da redação do Enem não é difícil, mas sempre digo para os candidatos que isso é uma armadilha… Exatamente por ser uma prova fácil, você precisa garantir ou chegar bem perto da redação nota mil, ou então os outros candidatos irão te engolir.

 

>> Passe na frente de todos <<

Tipos e Gêneros

 

Vou passar por isso rapidamente pois é uma questão simples, mas importante pois a maioria dos alunos nem prestam muita a atenção e podem acabar cometendo um erro fatal para sua aprovação se escolherem o caminho errado.

 

Os tipos de redação são definidos pela linguagem que empregam e são basicamente 3. A dissertação e a narração são os mais importantes. Além deles existe também a descrição, que acaba sendo apenas uma linguagem empregada eventualmente no interior de um texto e quase nunca como um texto integram, como receitas culinárias e bulas de remédio.

 

Os gêneros são muitos! Na escola, durante o curso de literatura, estudam-se majoritariamente os gêneros cantiga, romance, crônica, conto, poesia. Além desses, há gêneros solicitados nos vestibulares, como carta, discursos, artigo jornalístico, editorial de jornal, verbete enciclopédico, entre outros.

 

As qualidades essenciais de uma redação

 

  • Autonomia

A redação precisa ser compreendida por si. O autor deve imaginar um leitor que não leu a proposta do enunciado da prova. As referencias ao material de apoio tem de ser acompanhadas de todas as informações necessárias para que o leitor as entenda, uma vez que a coletânea nao faz parte da redação. A autonomia de uma redação também se mede pelo nível de atualização e pelo repertório do candidato-autor.

 

  • Coerência e clareza

A coerência do seu texto resulta dos argumentos que você utiliza para referendar logicamente seu ponto de vista, o seu recorte do tema. No desenvolvimento da redação, é importante ter como objetivo convencer o leitor da logica de seu texto. O processo básico é o mesmo que uma discussão com os amigos sobre uma partida de futebol. Em uma dissertação, a melhor ideia será aquela sustentada por argumentos convincentes, com os quais o autor se faça entender. Por isso, é importante posicionar-se diante do tema de forma ponderada e evitar radicalização e panfletagem.

 

  • Coesão

É a articulação das partes como um todo… Na gramática da língua portuguesa aprendemos que as articulações são realizadas pelas classes de palavras conhecidas por “arredondar” o discurso e tornar mais agradáveis e compreensíveis as orações e os períodos. São as preposições e as conjunções que exercem essa função de conectivos com maios frequência.

 

Além da coesão interna é necessária a coesão entre as etapas do texto. O espirito é o mesmo, mas, nesse caso, a atenção deve estar voltada para os encontros que se dão no fim de um paragrafo e inicio de outro. Um bom encadeamento gera “coesão textual” ou “textualidade” e evidente que as redações não tenham palavras soltas, como se uma frase não tivesse relação com a outra.

 

  • Simplicidade

Escrever de forma simples é o caminho certo para quem tem poucas linhas para expressar sua opinião sobre um tema. O candidato deve evitar períodos muito longos ou o uso de vocabulário muito rebuscado. Períodos longos servem a textos longos, de várias paginas, o que não é o caso de uma redação nota 1000 no Enem. As palavras difíceis também deve ser evitadas, elas sao geralmente utilizadas com a intenção de impressionar o corretor (eu sei bem disso…) e o problema é que elas acabam provocando um desvio de raciocionio.

 

Exemplo de texto inadequado (prolixo):

“As relações sociais são repletas de interligações que variam de modo intrínseco e fazem da construção de uma imagem, inerente a si mesma, uma busca fundamental.”

 

Exemplo de texto recomendado (escrita simples):

“Construir imagens que representem a complexidade das relações sociais é uma busca fundamental.”

Quero passar no vestibular!

 

Os 10 erros mais comuns na redação

  1. Trocar o tipo ou o gênero de texto
  2. Fugir do tema
  3. Uso improprio da linguagem oral
  4. Rebuscar demais
  5. Cometer erros de língua portuguesa
  6. Usar clichês e provérbios
  7. Panfletar e radicalizar
  8. Usar citações sem cuidado
  9. Exagerar nas informações
  10. Abusar da redundância

 

Um mini roteiro para não ficar nervoso

 

Um dos principais problemas dos candidatos é o nervosismo e isto causas diversos erros que nao precisavam ser cometidos, pois você tinha o conhecimento e mesmo assim errou…

 

1o – Leia atentamente a proposta

2o – Construa sua tese

3o – Organize suas ideias

4o – Selecione os argumentos

5o – Estruture seu texto

6o – Revise a redação

 

Como conseguir a redação nota 1000 ?

 

Por fim, gostaria de agradecer minha participação aqui no Mente Alpha e dar uma boa sorte a todos os vestibulandos.

 

Espero que minhas dicas aqui expostas sirvam como base para você desenvolve ruma visão geral da prova e começar a estudar e praticar da melhor maneira possível, só assim vai conseguir a nota esperada.

 

Para aqueles que querem se aprofundar na metodologia que eu considero melhor para alunos, existe o curso do Lucas Martins, que ajudou milhares de alunos a pontuarem pelo menos 900 na redação do Enem.

 

Lucas é um vestibulando que conseguiu cumprir o objetivo de conseguir a nota máxima e por isso fez a tão sonhada redação nota 1000. Eu como corretor tenho que dizer que a metodologia que ele desenvolveu, se for seguida de maneira correta e sem invenções deixa o aluno preparado para tirar a nota máxima e pelo menos garante uma nota 900 na redação do Enem.

 

Como o investimento não é muito alto e tras um retorno MUITO GRANDE, eu recomento fortemente o curso.

 

O curso do Redação nota 1000

 

Vale a pena primeiramente introduzir o Lucas Martins, um homem muito focado que decidiu largar Engenharia Elétrica no CEFET/RJ para fazer Engenharia de Produção da PUC-Rio. E graças a isso conseguiu desenvolver esse método, que ja ajudou tantas pessoas a se tornarem parte da fatia de 1% dos alunos que tiram mais de 900 na redação do ENEM.

 

Veja o resultado dele em 2012, quando desenvolveu sua metodologia.

Exemplo da redação nota 1000 de Lucas em 2012

Exemplo da redação nota 1000 de Lucas em 2012

 

 

Sobre o curso:

 

Voce irá aprender, no que diz respeito à produção do texto

 

#1. O título: como produzir um título criativo e que instigue a curiosidade do avaliador.

#2. A introdução: como produzir uma introdução chamativa e que sintetize sua redação.

#3. O desenvolvimento: como produzir um desenvolvimento coeso e coerente, defendendo seu ponto de vista.

#4. A conclusão ou “O Grand Finale”: como produzir sua conclusão de forma consistente, estruturada e criativa.

 

O Lucas disponibiliza também para quem comprar seu curso o acesso a um grupo secreto no Facebook, além de uma série de outros 5 bônus que acompanham o material.

 

 

>>> Nao perca agora mesmo a promoção por tempo limitado, apenas R$ 67,00 <<<

Clique aqui

>> Melhore a forma como voce estuda e leia até 3x mais rápido.

>> Voltar para página inicial

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mente-alpha-vip

PDF 100% GRÁTIS

Entre para nossa lista VIP e receba 100% GRATIS um pdf de Leitura Dinamica do Mente Alpha

Obrigado! Não esqueça de verificar sua caixa de Spam