Segredos do ENEM

Segredos do ENEM 4.76/5 (95.29%) 17 votes

Introdução aos Segredos do Enem

 

“Só aqueles que se arriscam a ir mais longe, saberão até aonde podem chegar”

Marcos Pontes

 

Chamei aqui para colocar todas as dicas da Prova do Enem, minha professora Marta Gonçalves, que possui mais 17 de anos de experiência em sala de aula, convivendo com alunos do 3o ano do Ensino Médio e de cursos pré-vestibular.

Ela estuda, desde a criação do Enem, como aplicar técnicas de aprendizagem e estudo para a prova do Enem. Ela foi uma inspiração para mim e dou muito crédito a ela por conseguir passar em todos os vestibulares que prestei, inclusive o Enem.

Hoje eu acredito que ela deve ser uma das poucas professoras do Brasil, especializada em Enem.

Vamos ao que interessa, a dicas e os segredos do Enem pela Professora Marta:

O que se espera de um aluno?

 

Na prova do Enem, você será testado em cinco competências básicas (“eixos cognitivos”), vou explicar o que significa cada um:

 

  1. Você precisa Dominar as linguagens

Isto é, saber ler e entender textos (em português e em uma língua estrangeira – inglês ou espanhol), diagramas, gráficos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges, esquemas etc.

  1. Você precisa compreender e interpretar fenômenos

Capacidade de interligar as disciplinas escolares entre si e conectar o conteúdo aprendido na sala de aula com a realidade do mundo que o cerca, considerando os fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, produção tecnológica e manifestações artísticas.

  1. Você precisa solucionar problemas!

é preciso ter as informações corretas sobre o fenômenos (competência 1) e interpretar o fato (competência 2) para tomar a decisão acertada e resolver a questão apresentada.

  1. Você precisa construir argumentação

Trate-se de assumir um ponto de vista e defende-lo com argumentos sólidos, baseados nas informações e nos conhecimentos adquiridos sobre qualquer tema proposto.

  1. Elaborar propostas

Além de compreender o que se pede e apresentar argumentos a favor de seu ponto de vista, você deve ser capaz de formular propostas para resolver a situação apresentada, respeitando as diversidades socioculturais.

 

Como é o Enem?

O conteúdo da prova do Enem baseia-se no currículo previsto para o ensino médio nas escolas brasileiras, e o seu ponto forte é exigir competência leitora (ou seja, media a capacidade de os alunos entenderem o que leem), capacidade de relacionar conhecimentos de diferentes matérias (interdisciplinaridade) e conhecimento de atualidades. Desenvolvida pelo instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A partir de 2009, o exame passa a ser composto de uma redação e de 180 questões objetivas, divididas em quatro partes. São 45 questões para cada área de conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol);
  • Ciências humanas e suas tecnologias, que aborda questões de geografia, historia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias, que traz perguntas sobre biologia, química e física.
  • Matemática e sua tecnologias, que exige conhecimentos sobre matemática e a relação dessa matéria com problemas cotidianos.

O Ministério da educação divulga, no site do Enem, a matriz de referencia da prova, que especifica os conteúdos de matéria dessas áreas de conhecimento que podem cair no exame. Sempre vale a pena conferir, todos os segredos do Enem estarão lá.

Para cumpri esse longo exame, desde 2009, a prova do Enem passou a ser realizada em 2 dias, em um fim de semana.

O que esperar da Nota?

Apos prestar o Enem, o estudante recebe cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada e a nota da redação.

Há diversas maneiras de utilizar essas notas, e a própria forma de compô-las é complexa!

O resultado da prova do Enem baseia-se na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por esse método, os itens – como são chamadas as questões – são pré-testados pelo Inep e formam um banco de dados, do qual são extraídas as 180 questões do exame nacional.

Na fase do pré-teste, as questões são qualificadas em níveis de dificuldades e recebem pesos diferentes, conforme forem classificadas como fáceis, medias ou difíceis.

Portanto, estudantes que tiveram o mesmo numero de questões podem ter notas diferentes, dependendo do nível de dificuldade dos acertos.

Com essa divisão em graus de dificuldade, a avaliação da prova também envolve a coerência das respostas: no geral, espera0-se que, se um candidato acerta questões mais difíceis, acertará as mais fáceis. Uma vantagem do TRI é poder “calibrar” as provas para terem o mesmo grau de dificuldade, ou seja, serem equivalentes. Isso permite comparar provas diferentes no decorrer do tempo, já que todas tem nível semelhante de dificuldade.

Vale a pena chutar uma questão que você não saiba?

Bom, o aluno que “chuta” não é penalizado. O que ocorre é que esse acerto ao acaso, no entanto, não dará uma pontuação tão alta quanto daria a uma pessoa que, pelas outras questões acertadas, mostra um padrão consistente de respostas corretas.

Como conseguir ir bem na prova?

Não existe uma resposta mágica, o raio-x da prova do Enem está ai e com uma boa preparação e muito estudo é possível garantir uma nota suficiente para ser aprovado em boas faculdades.

Mas se você deseja uma ajuda, eu recomendo um curso elaborado pelo meu antigo aluno Lucas Martes Horta, que passou em economia na UFMG com uma das melhores notas da história e desenvolveu um sistema que ajuda hoje vários estudantes, Os Segredos do Enem.

O que é o “Segredos do Enem”?

É um conjunto de métodos e técnicas de estudo orquestradas para aumentar a capacidade de aprendizado e a produtividade nos estudos. Foi criado em 2013 e ja ajudou mais de 5.000 alunos. Ele ajuda MUITO para a prova do Enem que hoje é a maior prova do Brasil.

Conheça o curso agora clicando aqui e garanta os Bônus:

O Lucas sempre foi um jovem 100% honesto e por isso oferece no Segredos do Enem, uma garantia de 30 dias para pedir seu dinheiro de volta, se você achar que o curso não valeu a pena.

Saiba mais:

>> Redação nota 1000

 

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mente-alpha-vip

PDF 100% GRÁTIS

Entre para nossa lista VIP e receba 100% GRATIS um pdf de Leitura Dinamica do Mente Alpha

Obrigado! Não esqueça de verificar sua caixa de Spam