As regras básicas da leitura dinâmica

A regras da Leitura Dinâmica

Você deve adotar diversas regras para as ações que vai tomar de forma que elas sejam fundamentais para a leitura rápida se tornar eficaz.

Você, acima de tudo precisa saber que tipo de informação você precisa, da mesma forma que é fundamental verificar por quanto tempo o dado coletado será relevante para você. O seu cérebro precisa saber essas coisas, mesmo que indiretamente.

O leitor precisa ser flexível, pois as vezes nao é possível adotar a mesma velocidade de leitura sempre. Quando conhecemos bem o conteúdo que vamos ler, fica mais fácil de se ler bem mais rápido. Ja quando desconhecemos sobre o assunto, o ideal é começar bem mais lentamente.

Mas importante é que você sempre mantenha um ritmo a ser seguido, a concentração é de extrama relevância para estar atento no que você esta lendo… Sempre busque definir as metas de tempos e a prioridade é conseguir alcançar elas.

Utilize só as técnicas de leitura dinâmica que você tiver maior facilidade de compreender… O ideal é usar ao menos, 2 metodos para a leitura fluir sempre de forma pratica e simples.

Sempre que mudamos a forma de leitura, isso pode ser bom ou ruim, o cérebro é estimulado e nossa mente fica mais ativa a novas ideias, porem pode ser complexo mensurar isso.

 

A formas de ler

 

A leitura de ativação é a leitura que estimula o cérebro por meio de perguntas que devem ajudar você a conseguir explorar as áreas do exto que te interessam. Sendo dessa maneira feita a leitura, você consegue ficar mais concentrado em só absorver aquilo que lhe interessa e você pode compreender seus detalhes.

As formas de utilizar a leitura dinâmica podem variar muito dependendo do tipo do texto que você quer ler. Por exemplo, em jornais você deve ler primeiro as manchetes e as primeira linhas, mais de 70% das noticias tem sua informações principais no paragrafo de abertura!

Já se você pensar em situações que você quer dominar a informação que esta sendo exposta, mas não quer ter uma grande profundidade no assunto você deverá ver um resumo primeiro, podendo analisar primeiro os dados superficiais.

Textos acadêmicos são a grande dificuldade para um leitor dinâmica ou estudante de leitura dinâmica iniciante. A complexidade é a arma que mata qualquer um de poder sair lendo as coisas de uma maneira fácil e prática…

Para conseguir otimizar a aprendizagem nesses casos vou listar mais dicas para leitura dinâmica em textos que são muito técnicos e que exigem uma aprofundamento conhecimento do assunto:

  • Sempre leia os títulos dos capítulos antes de começar a ler o textos (ler o índice do livro)
  • Entenda e analise a estrutura do livro (por que ele segue essa ordem?)
  • Faça uma proposito ( o que você quer aprender com esse livro?)
  • Sempre leia de forma rápida e só diminua esse ritmo quando ver algo realmente importante
  • Nao esqueça de usar um marcador para ver depois aquilo que nao entenda ou algo realmente importante para ver depois.

A subvocalizarão

Muito cuidado com isso, pois ela é responsável pela frase que muitos conhecem que diz:

  • entre por um ouvido e sai pelo outro

A subvocalizarão é a pronuncia das palavras a medida que são lidas. Já devo ter citado isso ao longo do Mente Alpha, mas falo novamente aqui… Quando lemos algo em voz alta, por mais rápido que isso pode parecer, a absorção desse conhecimento e desse texto é sempre menor! Cuidado para não ficar mexendo os lábios durante a leitura, isso também é considerada uma subvocalizarão.

Quer saber mais de Leitura dinamica? Grave um vídeo com seu celular ou maquina fotográfica para saber se você tem algum indicio de subvocalização quando esta lendo…

Estudos apontam que esse problema limita a velocidade de leitura a apenas 250 ppm. Entao na verdade algo que parece que esta sendo rápido, esta na verdade se tornando extremamente devagar.

Calculo

Por fim, vou falar mais uma vez da importância de acompanhar o seu processo de evolução quando se trata de leitura dinâmica. Voce precisa saber qual sua velocidade hoje e como esta a sua evolução. Ter uma boa metodologia de mensuração da velocidade da leitura é fundamental para virar um leitor dinâmica.

E vale lembrar que se parar de treinar sua velocidade ira diminuir. A leitura dinâmica é como qualquer exercício de academia, só que para o cérebro… você precisa estar em constante exercício dessa habilidade. Se você quer apenas utilizar esse recurso para passar em uma prova de concurso, você deve provavelmente vai virar leitor dinâmica até passar na prova e futuramente terá a mesma dificuldade em retomar que esta tendo hoje. Pelo menos você terá o mente alpha para lhe ajudar sempre!

As regras básicas da leitura dinâmica
5 (100%) 1 vote

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.