9 maneiras de fortalecer seu cérebro instantaneamente! - Mente Alpha

Eu sempre digo que procurar novos desafios e atividades é a melhor maneira para fortalecer seu cérebro. Separei aqui algumas dicas para ajudar você a ficar um pouco mais esperto a cada dia.
Mesmo seu cérebro sendo um órgão e não um músculo, você ainda pode dar a ele um treino. Assim como com um músculo, tarefas repetitivas podem desgastar ou até mesmo danificar a sua acuidade mental, enquanto os novos desafios e atividades podem fortalecer seu cérebro e até mesmo torná-lo mais inteligente (e mensurar isso). Prepare-se para o treino!

1 – Explorar a sua fraqueza.

Este primeiro desafio vai parecer contraditório, mas existem evidencias científicas para apoiá-lo. Se você é uma pessoa que é mais produtivo de manhã e bem mais alerta no início do dia, tente fazer face a uma tarefa criativa tarde da noite. Você vai descobrir fazer seu cérebro trabalhar duro em um momento que você muitas vezes na nao esta acostumado pode render resultados surpreendentemente bons. Essa tatica funciona bem melhor para tarefas de criatividade ao invés de tarefas de análise e raciocínio matemático. Você ficará surpreso com o que você pode fazer quando você trabalha no que não é o seu tempo tipicamente ideal.

2 – Jogar jogos de memória.

Quer se trate de um jogo de correspondência de baixa tecnologia ou uma solução de alta tecnologia como Lumosity, essas atividades trabalham ativamente para melhorar a sua memória e produzem resultados mensuráveis. A memória é uma das chaves para se tornar inteligente. Imagine se você pudesse recordar tudo que você já aprendeu. Isso nunca pode acontecer, mas se você pode treinar seu cérebro para ser capaz de lembrar ainda uma pequena parte das coisas que você está esquecendo, você vai ser mais inteligente e mais eficiente.

3 – Use mnemônicos.

Mnemônico é um auxiliar de memoria. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar.

 

4- Levantar as sobrancelhas.

Esta dica pode parecer boba, mas confie em mim. Levantar as sobrancelhas abre os olhos de uma maneira mais ampla, resultando em um ligeiro impulso de adrenalina. Você vai se sentir imediatamente mais focado e mais alerta. É uma boa forma de voltar o foco.

5 – Leia livros que forcem seus limites.

Não há problema em dar pequenos passos no inicio, mas a leitura é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu cérebro. Talvez você só comprometer-se a desligar a TV (que é muito mais do que a leitura passiva) e pegar um livro-qualquer vez em quando O ponto é ler algo que é diferente da sua tarefa normal, porque se você ampliar seus horizontes de leitura, você estará ficando mais esperto. Troque seu sci-fi de costume para a história, ocasionalmente, ou trocar o seu fluff para um clássico de tempos em tempos. O ponto é para sair de sua rotina de leitura.

6 – Experimente novos hobbies.

Dominar uma nova tarefa, qualquer coisa mecânica, do tricô ao tênis, faz com que uma nova parte do seu cérebro esta sendo desenvolvida. Qualquer novo desafio que você realizar irá criar novas associações e forçar seu cérebro para acomodar novas informações e novas rotinas.

7 – Comer melhor.

Órgãos exigem energia e idealmente você deve se esforçar para ter uma dieta equilibrada, porque um cérebro que está morrendo de fome não estará funcionando bem. Mesmo saudáveis, pessoas bem nutridas podem se beneficiar de uma ajuda adicional de vez em quando, e suplementos, como ginkgo biloba podem ajudar a melhorar a sua concentração, melhorar a sua memória e aumentar a sua capacidade de concentração.

8 -Exercício.

Exercícios físicos melhoram absolutamente tudo. Não só você vai se sentir melhor se você começar o exercício de uma forma regular, mas o exercício melhora a circulação por todo o corpo, movendo-se proteínas e nutrientes para o cérebro. Corpo forte, mente forte!

 

9 – Durma o suficiente.

Assim como exercício, sono adequado melhora cada minuto do seu dia. Operando com um deficit do sono pode ser perigoso, e, de fato, estudos têm demonstrado que a privação de sono pode resultar em sintomas que mimetizam a intoxicação. Uma técnica que pode aumentar especificamente a sua atividade cerebral enquanto você dorme é comer um pequeno lanche antes de ir dormir, algo com um pouco de açúcar natural, como uma peça de fruta. Lanche que irá manter o seu cérebro mais ativo, enquanto o seu corpo repousa, e que o cérebro ativo será cada vez mais forte.
Pensar seu cérebro como um músculo é realmente uma ótima analogia, mesmo ela não sendo tecnicamente precisa. Se você não exercitar um músculo, que enfraquece; ele se atrofia, já se você exercitar esse músculo exatamente da mesma maneira repetidamente, dia após dia, o músculo não vai atrofiar, mas não vai crescer ou desenvolver. Se você usar consistentemente  o músculo de novas maneiras, você vai ver crescer o músculo e torná-lo mais forte. Essa é exatamente a forma como o cérebro funciona. Desafie seu cérebro de maneiras novas o mais rápido possível, e você vai ser mais forte e mais esperto do que você estava no dia anterior.

9 maneiras de fortalecer seu cérebro instantaneamente!
4 (80%) 1 vote
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support