Normalmente, quando nós crescemos, passamos a estudar de maneira monocromática e achamos que ter um caderno todo colorido e desenhado é coisa de criança desatenta. Porém, essa ideia está totalmente equivocada e no post de hoje nós vamos te mostrar que quanto mais cores e desenhos você utilizar para aprender algo, melhor será seu desempenho.

Alguns aspectos são levados em consideração quando vamos analisar o desempenho de aprendizagem de alguém, como a compreensão, a transferência, o comportamento, a motivação, a atenção e a satisfação, e segundo um estudo feito por pesquisadores norte-americanos e alemães, isso tudo é melhorado com o uso de cores e desenhos nos materiais de estudo.

Isso acontece porque essas cores e desenhos são capazes de trazer emoções positivas geradas pelo ambiente de aprendizagem, que pode ser um slide, um livro, caderno, enfim, o que você está utilizando para aprender e que consequentemente causam efeitos muito positivos nesse processo de aprendizagem, melhorando-a significativamente com o passar do tempo. Essas emoções positivas geram mais tranquilidade nas pessoas e por conta disso elas conseguem se concentrar melhor e aprender mais do que é estudado.

Muitos cursos de memorização já usam essa técnica de usar cores e desenhos na construção dos mapas mentais, conforme falamos no nosso post anterior, justamente por ser comprovado que eles aumentam a eficiência e a produtividade na hora de estudar. Nós sabemos que é bastante difícil convencer as pessoas que já estão acostumadas a seguir uma determinada rotina pragmática de estudos, anotar tudo com caneta azul ou preta e repetir aqueles exercícios maçantes com muito conteúdo complexo que ninguém aguenta mais, mas que acreditamos ser a única forma de estudar, mas nós te convidamos a testar esse método na próxima vez que for estudar.

Pegue a maior quantidade de canetas coloridas que você puder e use sem pena! Conforme você for se habituando a exercitar isso, verá todos esses efeitos positivos na sua atenção e apreensão do conteúdo que você está estudando. Se você se comprometer a realmente se dedicar a isso, passará a ver essa dedicação revertida em resultados, pois o seu desempenho na hora de realizar provas e concursos, por exemplo, será cada vez melhor. Desapegue dessa mentalidade de quem usa canetas coloridas e desenhos para estudar é criança, pois isso, sem dúvidas, será um diferencial para você melhorar a sua aprendizagem enquanto estuda.

A importância das cores no processo de aprendizagem
Rate this post

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.