Evolução das técnicas de leitura dinamica

A historia da leitura dinâmica

 

A historia mostra que esse tipo de leitura nao é obra do acaso. O francês lui Emily Javali foi um dos primeiros no mundo a desenvolver algo parecido com a leitura dinâmica, ou a leitura rápida.

 

Isso acabou acontecendo no final do século XIX, essa técnica foi evoluindo com o tempo e a professora Evelin Wood, na década de 60 do século passado foi importantíssima para disseminar a leitura dinâmica e introduzir ela aqui no Brasil.

 

Aumentando a velocidade de leitura

 

Como é claro entender quando falamos de leitura dinâmica, para se tornar um leitor dinâmica você deve aumentar sua velocidade de leitura, esse é o primeiro ponto que podemos estudar para conseguir desenvolver técnicas de leitura dinâmica. Mesmo já citando aqui que a compreensão é o normalmente o mais importante para as pessoas, começamos a leitura dinâmica com a sua velocidade! Como já citado na pagina principal de leitura dinâmica no Mente Alpha.

 

Se você quer aprender um grande volume de informação e conhecimento de forma rápida a leitura dinâmica é feita para você, sua velocidade não deve estar conseguindo ser mais rápida que a de uma pessoa comum, então vamos transformar você em um leitor ou leitora dinâmico

 

Ignorar os dados irrelevantes é uma boa opção para conseguir informações em um tempo menos, porem outras técnicas podem ser utilizadas para você ler com mais rapidez.

 

A maioria das pessoas leem sempre do mesmo jeito que aprenderam quando eram crianças, isto é, uma letrinha por letrinha, palavra por palavra…

 

Para um leitura rápida, você precisa fixar os olhos em blocos de palavras, cada momento fixar em um bloco diferente e ir passando adiante.

 

Os leitores realmente velozes podem fazer coisas incríveis, e por isso conseguem ler o maior numero de palavras em cada bloco. Tente sempre aumentar a quantidade de palavras que estão em cada bloco que você esta tentando ler em um determinado período de tempo, depois tentaremos diminuir a outra variável que é o período de tempo que você demora para ler esse bloco.

 

Voce acredita que a distancia que você esta fazendo do livro ou da tela do computador também é um fator que pode alterar ou pelo menos melhorar sua visibilidade e consequentemente fazer com que ajude você a melhorar a velocidade da sua leitura. Pois bem, quando mais longe você consegue ler de uma pagina ou de um livro, mais seus olhos conseguem ver a parte geral e depois de acostumado, você consegue então aproveitar essa visão mais periférica para aumentar o grupo de palavras que você irá ler.

 

Técnicas de leitura rápida e dinâmica

A habilidade de ler de uma forma super rápida exige um mega dedicação da pessoa. Porem, as técnicas corretas ajudam muito você a conseguir alcançar seus objetivos e assim você poderá compreender um texto com alta velocidade!

 

Os olhos nossos são atraídos por movimento, isto é, quando algo se move nossos olhos conseguem seguir ou pelo menos perceber que algo esta acontecendo. As técnicas da leitura dinâmica colocam o movimento no material de leitura, é como se o texto estivesse movendo, você precisa mudar seu referencial para conseguir seguir o texto e acompanhar de maneira que não perca o foco e concentração necessária para absorver o conhecimento e conseguir ler em blocos cada vez maiores.

 

Se você colocar seu dedo no início da pagina e ir descendo com ele ao longo de palavras, seus olhos irão acompanhar a movimentação do dedo de uma forma que sua atenção esta presa a essa mudança dinâmica de movimentos. importante, esse movimento tem que ser feito de maneira gradual e regular.

 

Mas é claro que seus olhos não podem ficar no mesmo local que sua mão esta, pois pode comprometer a visualização e compreensão de tudo que esta escrito. O ideal é começar de uma forma lenta, pois fazendo isso de uma vez por pagina o processo ira melhorar com o tempo e com certeza você ira desenvolver esse movimento com os olhos até conseguir ficar de uma forma natural. Se você é canhoto, use sempre a mão esquerda para dominar o ritmo da leitura, neste caso onde estamos treinando o movimento dos olhos.

 

 

Dedo x cartão

 

Para quem não se simpatizar com o método e com a técnica da mão, vamos colocar aqui outras formas de utilizar essa técnica que também seja eficiente e que possa ajudar você a se tornar um leitor dinâmica com perfeição.

 

Você pode também utilizar o dedo saltante, sendo que cada grupo de palavras que você ler, o dedo estará apontando de forma discreta para ele e quando acabar de ler, pule para o próximo grupo. Sempre de forma lenta no inicio para acostumar sua visão.

 

Ou você pode mesmo utilizar um cartão, como aqueles cartões de credito ou cartões de visita, usando a parte superior da linha de impressão bloqueando assim as palavras que você irá ler posteriormente sendo que é preciso move-lo para baixo da pagina de forma uniforme e lenta!

 

Espero que essas técnicas mais especificas do movimento de leitura ajudem você a melhorar um pouco a forma como você lê e fique a vontade para desenvolver outros métodos que também utilizem da mesma teoria. Experimente cada um e escolha com qual você fica mais a vontade…
jumpboobs.com

Evolução das técnicas de leitura dinamica
Rate this post

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.