Gerenciamento de tempo e produtividade

Introdução

Aqui nesta área irei descrever para vocês uma das partes do Mente Alpha que considero mais importante, pois sem ela é possível que muitas das coisas que vocês comecem a fazer na vida acabem nunca terminando. Com as dicas que vou dar, qualquer projeto que você comece, irá até o fim.

 

Eu tive muita dificuldade em implementar uma certa disciplina em me organizar pois pensava que tudo estava organizado na minha cabeça… Erro de principiante, pois quanto mais coisas temos na cabeça menos conseguimos focar no que temos que fazer naquele instante.

 

As ideias aparecem e se você é uma pessoa criativa, com certeza esta com a cabeça a 1000 por hora! O problema de concentração muitas vezes é visto como DDA, ou déficit de atenção, mas a grande maioria dos casos as pessoas possuem apenas um pequeno grau que deve ser tratada com métodos naturais que vão incentivar o cérebro a se tornar eficiente, sendo assim você conseguirá gerir seu tempo e se tornar a pessoa mais produtiva da sua família.

 

Capture as Ideias

Essa é a primeira dica que colocarei aqui… ja que falei que a grande maioria das pessoas é bombardeada de ideias ao longo do dia e afirmei que isso pode atrapalhar a eficiência da sua mente, este é a solução.

 

Passar para um papel é a forma principal de desocupar seu cérebro um pouco e saber que a ideia esta la em um local seguro para ser reavaliada é tranquilizante. Dizem que todos durante a vida, recebem pelo menos 1 ideia de 1.000.000 de dólares.. rs

 

Independente se é verdade ou nao, você deve estar focado no que é importante naquele momento. E se a ideia nao é extremamente importante para algum objetivo seu de curto prazo, você deve deixar ela para depois, quando for importante para algum outro objetivo.

 

Use Pareto para tomar decisões

 

Pareto fez a teoria dos 80/20, que pode parece muito preguiçosa no inicio… mas é extremamente inteligente. Com ela fica mais fácil definir o que realmente é importante.

 

A teoria praticamente se baseia em que 20% das coisas sao responsáveis pelos 80% dos resultados. Isto para qualquer coisa…

 

Por isso é muito importante saber, por exemplo, quais as 20% das atividades que você faz ao longo da semana que te trazem 80% das suas satisfações. Ou até mesmo o inverso, quais as 20% das pessoas que te trazem os 80% dos seus problemas ou angustias? Sabendo isso você irá saber o que priorizar e saber o que deve delegar, postergar ou eliminar.

 

Relacione cada ação a um objetivo principal que seja M.A.R.T.E

 

É de extrema importância você definir seus objetivos para cada área da sua vida, tanto de curto como de longo prazo. Todo objetivo de curto prazo pode ser reavaliado semanalmente e os de longo prazo mensalmente por exemplo.

 

As áreas da vida que devemos dividir para escolher esses objetivos sao:

  • Negócios
  • Saúde/bem-estar
  • Lazer
  • Relacionamentos
  • Religião
  • Finanças pessoais

 

Esta é apenas uma lista amiga feita por mim do qual utilizo até hoje.

 

Eu digo que o objetivo precisa ser M.A.R.T.E, quer dizer:

 

M – MENSURAVEL

A – ATINGIVEL

R – RELEVANTE

T – TEMPO-LIMITE

E – ESPECIFICO

 

Resumindo, um objetivo deve ter um resultado que realmente possa ser medido, ele deve ser um desafio, mas com certeza tem que poder ser alcançado e sempre que realizar algo crie uma nova meta. Cada meta deve ser relevante para o que VOCE quer, o que VOCE deseja, pois não deve ficar dependente de ações de terceiros ou ficar dependente das vontades dos outros… E por fim, ele precisa estar relacionado a um período de tempo, como o exemplo que dei do de curto e longo prazo.

 

Você vai saber se fez certo sem sombra de duvidas. É muito simples, já que quando chegar no dia da meta, você confere e sabe se cumpriu o não…

 

Diga não para atividades de baixa prioridade.

Concordar com projetos só para não decepcionar os outros é algo mais comum do que você imagina. Acaba que recebemos pedidos ao longo de nosso dia-a-dia que as vezes podem parecer simples, mas que vão ocupar parte do seu tempo e com certeza pode te deixar mentalmente bem mais ocupado e atarefado.

 

Lembre-se de relacionar cada tarefa com uma meta especifica e sempre faça o raciocínio analisando cada pedido que você receber com as suas prioridades e projetos atuais.

Saiba mais:

>> Mapas mentais

Gerenciamento de tempo e produtividade
5 (100%) 9 votes

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.