Conforme paramos para prestar atenção em algo, como uma aula, palestra, ou até mesmo uma conversa, nosso cérebro recebe informações e essas informações vão ficando armazenadas na nossa memória operacional, que é a nossa memória de curto prazo.
Porém, você já deve ter notado alguma vez que acabou esquecendo uma parte dessas informações, certo? Isso acontece porque a nossa memória operacional é limitada em tempo e capacidade, e quando atingimos isso, acabamos perdendo certas informações no caminho, pois ficamos desatentos devido a isso, prejudicando a nossa compreensão.
Então, o que fazer para não passar mais por essas situações de esquecimento e desatenção? Bom, você pode aprender a ampliar a sua memória operacional exercitando-a com as dicas que nós vamos trazer nesse post. Essas dicas são tão simples quanto as outras que abordamos nas nossas últimas postagens aqui do blog e você pode as pôr em prática em qualquer lugar.
A primeira dica é o seguinte exercício: pare o que você está fazendo e observe, pelo menos, cinco objetos no local onde você se encontra. Depois disso, feche os olhos e tente reproduzir esses objetos na sua mente. Conforme o tempo for passando, vá aumentando a quantidade de objetos observados para serem mentalmente reproduzidos.
Você também pode fazer isso com frases, por exemplo. Tente ler uma frase inteira e depois reproduzi-la mentalmente, e vá aumentando a quantidade de palavras ou até mesmo o tamanho da frase com o passar do tempo, do mesmo modo que explicamos com os objetos. Com esse exercício simples, você consegue ampliar a sua capacidade de retenção e consequentemente consegue alcançar uma melhora na sua memória operacional.
É fundamental treinar isso e melhorar a sua memória operacional porque é ela que fornece combustível para a sua inteligência, então quanto melhor ela funcionar, mais inteligente você vai ficar e isso vai te levar a conseguir conquistar cada vez mais os seus objetivos, seja passar no vestibular, numa prova, concurso, conseguir uma promoção no seu trabalho ou qualquer outra coisa que você queira e que dependa da sua inteligência para conseguir alcançar.
Se você realmente colocar essas dicas em prática e criar uma rotina diária de exercícios mentais, não vai demorar muito para você começar a sentir uma real diferença na sua memória operacional e diminuir a frequência desses esquecimentos que acontecem porque ainda não conseguimos ampliar a nossa memória de curto prazo. Agora que você já sabe o que fazer para mudar isso, exercite a sua memória operacional e seja mais inteligente!