Aprenda a ampliar a sua memória operacional - Mente Alpha

Conforme paramos para prestar atenção em algo, como uma aula, palestra, ou até mesmo uma conversa, nosso cérebro recebe informações e essas informações vão ficando armazenadas na nossa memória operacional, que é a nossa memória de curto prazo.

Porém, você já deve ter notado alguma vez que acabou esquecendo uma parte dessas informações, certo? Isso acontece porque a nossa memória operacional é limitada em tempo e capacidade, e quando atingimos isso, acabamos perdendo certas informações no caminho, pois ficamos desatentos devido a isso, prejudicando a nossa compreensão.

Então, o que fazer para não passar mais por essas situações de esquecimento e desatenção? Bom, você pode aprender a ampliar a sua memória operacional exercitando-a com as dicas que nós vamos trazer nesse post. Essas dicas são tão simples quanto as outras que abordamos nas nossas últimas postagens aqui do blog e você pode as pôr em prática em qualquer lugar.

A primeira dica é o seguinte exercício: pare o que você está fazendo e observe, pelo menos, cinco objetos no local onde você se encontra. Depois disso, feche os olhos e tente reproduzir esses objetos na sua mente. Conforme o tempo for passando, vá aumentando a quantidade de objetos observados para serem mentalmente reproduzidos.

Você também pode fazer isso com frases, por exemplo. Tente ler uma frase inteira e depois reproduzi-la mentalmente, e vá aumentando a quantidade de palavras ou até mesmo o tamanho da frase com o passar do tempo, do mesmo modo que explicamos com os objetos. Com esse exercício simples, você consegue ampliar a sua capacidade de retenção e consequentemente consegue alcançar uma melhora na sua memória operacional.

É fundamental treinar isso e melhorar a sua memória operacional porque é ela que fornece combustível para a sua inteligência, então quanto melhor ela funcionar, mais inteligente você vai ficar e isso vai te levar a conseguir conquistar cada vez mais os seus objetivos, seja passar no vestibular, numa prova, concurso, conseguir uma promoção no seu trabalho ou qualquer outra coisa que você queira e que dependa da sua inteligência para conseguir alcançar.

Se você realmente colocar essas dicas em prática e criar uma rotina diária de exercícios mentais, não vai demorar muito para você começar a sentir uma real diferença na sua memória operacional e diminuir a frequência desses esquecimentos que acontecem porque ainda não conseguimos ampliar a nossa memória de curto prazo. Agora que você já sabe o que fazer para mudar isso, exercite a sua memória operacional e seja mais inteligente!

 

Rate this post
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support