Conforme paramos para prestar atenção em algo, como uma aula, palestra, ou até mesmo uma conversa, nosso cérebro recebe informações e essas informações vão ficando armazenadas na nossa memória operacional, que é a nossa memória de curto prazo.

Porém, você já deve ter notado alguma vez que acabou esquecendo uma parte dessas informações, certo? Isso acontece porque a nossa memória operacional é limitada em tempo e capacidade, e quando atingimos isso, acabamos perdendo certas informações no caminho, pois ficamos desatentos devido a isso, prejudicando a nossa compreensão.

Então, o que fazer para não passar mais por essas situações de esquecimento e desatenção? Bom, você pode aprender a ampliar a sua memória operacional exercitando-a com as dicas que nós vamos trazer nesse post. Essas dicas são tão simples quanto as outras que abordamos nas nossas últimas postagens aqui do blog e você pode as pôr em prática em qualquer lugar.

A primeira dica é o seguinte exercício: pare o que você está fazendo e observe, pelo menos, cinco objetos no local onde você se encontra. Depois disso, feche os olhos e tente reproduzir esses objetos na sua mente. Conforme o tempo for passando, vá aumentando a quantidade de objetos observados para serem mentalmente reproduzidos.

Você também pode fazer isso com frases, por exemplo. Tente ler uma frase inteira e depois reproduzi-la mentalmente, e vá aumentando a quantidade de palavras ou até mesmo o tamanho da frase com o passar do tempo, do mesmo modo que explicamos com os objetos. Com esse exercício simples, você consegue ampliar a sua capacidade de retenção e consequentemente consegue alcançar uma melhora na sua memória operacional.

É fundamental treinar isso e melhorar a sua memória operacional porque é ela que fornece combustível para a sua inteligência, então quanto melhor ela funcionar, mais inteligente você vai ficar e isso vai te levar a conseguir conquistar cada vez mais os seus objetivos, seja passar no vestibular, numa prova, concurso, conseguir uma promoção no seu trabalho ou qualquer outra coisa que você queira e que dependa da sua inteligência para conseguir alcançar.

Se você realmente colocar essas dicas em prática e criar uma rotina diária de exercícios mentais, não vai demorar muito para você começar a sentir uma real diferença na sua memória operacional e diminuir a frequência desses esquecimentos que acontecem porque ainda não conseguimos ampliar a nossa memória de curto prazo. Agora que você já sabe o que fazer para mudar isso, exercite a sua memória operacional e seja mais inteligente!

 

Aprenda a ampliar a sua memória operacional
Rate this post

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.