Desde quando a gente ainda é muito pequeno, somos colocados nas escolas para aprendermos diversas coisas e entendemos que para isso precisamos que alguém nos ensine. É claro que essa etapa é fundamental para o início do nosso processo de aprendizagem, mas conforme o tempo vai passando e vamos crescendo, começamos a buscar uma maior independência em relação a nossa própria forma de estudar e é sobre isso que iremos falar no post de hoje.

Aprender a estudar sozinho pode ser um diferencial na vida de quem busca alcançar objetivos como passar em concursos ou no vestibular, por exemplo, porque são metas extremamente concorridas e que apenas o tempo de sala de aula não é capaz de dar conta de todo o conteúdo cobrado nessas provas. Além disso, quando você estuda sozinho, é você quem determina o que vai estudar e qual a profundidade que dará a cada assunto. Nas escolas e cursinhos, o conteúdo é programado de maneira geral, mas acontece da gente ter mais facilidade em alguma matéria e mais dificuldade em outra, ou seja, na hora de estudar você vai dar mais atenção ao que tem mais dificuldade e nas salas de aula é bem difícil conseguir fazer isso.

No caso dos assuntos e disciplinas que você tem mais dificuldade, provavelmente você vai precisar desenvolver métodos de estudo com técnicas de memorização para te ajudar a absorver melhor aquele determinado conteúdo, enquanto que nas disciplinas que você tem mais facilidade, uma simples leitura já basta para você dar conta do que está estudando. Aprender a estudar faz com que você se torne uma pessoa independente nesse aspecto, pois você vai aprendendo a entender essa necessidade de administrar melhor o tempo gasto com cada matéria, e com o passar do tempo você vai começar a notar os resultados dessa independência e passa a ter mais vontade de estudar, gerando um efeito cascata extremamente positivo. Tudo isso gera uma coisa fundamental para que você tenha sucesso na busca pelos seus objetivos: motivação.

Como falei, isso acaba se tornando um ciclo e quanto mais resultados você vê, mais motivado para buscar coisas novas você fica. Por isso, é muito importante saber que estudar sozinho e ter essa independência é a chave para o seu sucesso em todos os aspectos da sua vida, inclusive para quem quer se tornar uma pessoa mais inteligente e que sabe usar seu tempo de estudo da melhor maneira possível.

 

Os benefícios de aprender a estudar sozinho
Rate this post