O que estudar para o concurso do INSS?

Introduçao

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve recentemente seu edital lançado, em que oferece vagas para os cargos de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social, e também de Técnico do Seguro Social, respectivamente cargos que exigem candidatos com escolaridade de nível superior e médio completo de formação.

Para o cargo de Técnico do Seguro Social por exemplo, é o cargo onde é oferecido maior quantidade de vagas no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo a quantidade prevista de 800 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social e de 150 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social.

As provas do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são bem conhecidas por cobrarem dos candidatos grandes quantidades de matérias de estudos, com isso o concurseiro deve saber exatamente as matérias que devem ser estudadas e quais seus conteúdos.

Método de estudo para passar no concurso

box-curso-inssExiste uma metodologia excelente desenvolvida especialmente para quem esta prestando ou quer prestar o concurso do INSS. E eu mesmo nao só analisei o material como também conheço amigos que só conseguiram passar por causa deste curso específico. A grande vantagem é que ele fica disponível 100% e acredite, com esse material voce só precisa DEPENDER DE VOCE. Nada vem fácil na vida, uma das coisas que aprendemos é que quando temos algum tutor podemos trilhar nossos caminhos com mais tranquilidade sem precisar ter que cometer os mesmos erros. Eu recomendo fortemente você analisar este material, clicando aqui.

 

Matérias cobradas

As matérias cobradas para os cargos do concurso do INSS são as de Língua Portuguesa, Raciocínio Logico, Noções de informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, ética no serviço público, Regime Jurídico Único, e seguridade social que é matéria exclusiva para o cargo de Técnico do Seguro Social. Já para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social as matérias específicas são: legislação da assistência social e conhecimentos sobre a sua área de formação.

Veja aqui neste artigo o que estudar para o concurso do INSS, como estudar e como se preparar para umas das mais concorridas e maiores provas de concurso públicos aplicados atualmente no país.

Concurso INSS o que estudar

Listamos os conteúdos das matérias solicitadas pelo edital do certame, que define ao estudante como estudar para o concurso do INSS e os conteúdos das matérias.

Matéria de Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos Ortografia oficial. 4

Acentuação, classes de palavras, gênero e número, modos e tempos verbais, crase, sintaxe, oração, concordância nominal e verbal, Pontuação, Figuras de linguagem, Significação das palavras, e também Redação oficial.

Matéria de Raciocínio Lógico: Diagramas lógicos, tautologias, proposições, teoria dos conjuntos problemas de raciocínio lógico envolvendo estruturas lógicas, lógica de argumentação, análise combinatória, e também noções de estatística e de probabilidade.

Matéria de Noções de Informática: Conceitos de Internet e intranet, uso e modo de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização

de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice, utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10, ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico, noções básicas de segurança e proteção.

Matéria de Ética no Serviço Público: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007.

Matéria de Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público, o servidor público como agente de desenvolvimento social, saúde e qualidade de vida no serviço público.

Matéria de Noções de Direito Constitucional: Direitos e deveres fundamentais, Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

Matéria de Noções de Direito Administrativo: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização, natureza, fins e princípios, fontes e princípios, organização administrativa da União, administração direta e indireta, agentes públicos, espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos, regime jurídico único. E demais conteúdo dessa matéria que se encontram de forma especificada e completa no edital do certame.

As matérias do concurso do INSS podem ser diferentes de acordo com o cargo escolhido, e variar de exigências das matérias a serem estudadas de acordo com o cargo.

Para as matérias para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social são distintas das matérias para o cargo de Técnico do Seguro Social devendo assim o concurseiro ficar atento ao conteúdo programático para cada cargo contido de forma integral no edital do concurso.

Listamos aqui os principais conteúdos solicitados pelas provas no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os candidatos a esse certamente podem estudar para as provas por apostilas, vídeo aulas, cursos e livros, das matérias relacionadas as provas contidas no conteúdo programático de seu edital.

 

Curso para concurso INSS

O que estudar para o concurso do INSS?
5 (100%) 3 votes

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.