O que é PNL?

A Programação Neurolinguística ou mais conhecida como PNL, é uma técnica que foi criada por 2 estudiosos americanos na década dos anos de 1970, sendo o Psicologo e Filosofo Richard Wayne Bandler, e também pelo Linguista John Grinder. São técnicas e estratégias que auxiliam nas práticas, mudanças e também comportamentos usando nas técnicas presentes na Programação Neurolinguística.

 

Suas diferentes técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) são aplicadas em diversos setores da vida de uma pessoa e através dessas técnicas há uma melhora e mudança na vida profissional, acadêmica, familiar, relacional, social, financeira e quaisquer áreas que o indivíduo queira aplicar.

 

As técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) são usadas desde o seu desenvolvimento por milhões de pessoas em todo o mundo. Pessoas estas que buscam o seu desenvolvimento pessoal e geral como um todo através do método empregado pela Programação Neurolinguística (PNL).

 

Os métodos da PNL são basicamente um conjunto de ações e comunicação feita de forma interna e externa feitas pelo indivíduo de forma afirmativa e positiva, o que garante pelos praticantes da técnica mudanças drásticas e muito positivas e favoráveis na vida dos praticantes e de quem os cerca.

 

A Programação Neurolinguística (PNL) trabalha com de três bases de conhecimento e aplicação: o Neuro da PNL significa que os processos e comportamentos surgem das percepções do indivíduo através dos 5 sentidos básicos do ser humano, são eles:

 

  • O sentido da visão;
  • sentido do tato;
  • sentido do olfato;
  • sentido do paladar;
  • e o sentido da sensação.

 

Esses princípios segundo a PNL é como cada indivíduo enxerga a si mesmo e o mundo que o cerca, onde cada indivíduo através de seus sentidos recebe a informação e compreende a informação para que dessa forma possamos agir perante a vida, sendo a mente e também o corpo uma formação indivisível segundo a PNL.

 

A Linguística da PNL significa que usamos a linguagem de uma forma que conseguimos organizar, ordenar nossos vários tipos de comportamentos e também nossos distintos pensamentos durante o dia. E também a forma como se dá a nossa comunicação com outras pessoas e com o mundo.

 

A parte mais esperada é a de Programação que nada mais é que a nossa organização feita de nossas ideias e diferentes ações, sendo todas essas ideias e informações parte de um processo onde temos a intenção de produzir os mais variados tipos de resultados, sejam eles bons ou ruins. Estabelecendo estes três processos durante qualquer aprendizado feito na nossa vida. Todo ser humano que aprendeu algo, ou conseguiu desenvolver alguma tarefa passou por estes três tipos de processos pertencentes a PNL.

 

Confira aqui, algumas técnicas de pnl, praticas para aplicar a Programação Neurolinguística (PNL), em diferentes níveis de sua vida.

 

Técnicas de PNL

 

Saiba aqui, algumas técnicas de PNL que podem auxiliar e melhorar o seu dia- a- dia.

 

Técnicas de PNL para conquista de metas: Defina metas de até 6 meses ou 1 ano por escrito. Escreva o que deseja conquistar em sua vida, seja em relação aos estudos, familiar, relações amorosas, para o financeira, pode ser qualquer campo da sua vida que queira estabelecer metas. A primeira orientação durante as metas é que o indivíduo escolha metas possíveis, algo que dependa exclusivamente do próprio indivíduo, escolha uma data para a concretização dessa meta, consiga imagens que tenham relação ou consequência do benefício trazido através dessa meta. Outro ponto é fazer um mural das imagens e deixá-lo a vista para que consiga visualizar todos os dias, dessa forma o foco do indivíduo de forma consciente e também inconsciente buscará e irá focar os seus sentidos e ações para realizar a concretização das metas que definiu através da escrita e do mural de imagens.

 

 

Faça algo para si: Faça algo para si, como um elogio, dizendo as suas qualidades, seus pontos fortes, e até mesmo o que pode ser melhorado e evoluído em seu ser e comportamento. Essa técnica serve para criar mais autoconfiança e desenvolver a sua autoestima e assertividade, trazendo mais felicidade como um todo em sua vida.

 

Identifique o que é realmente importante: Identifique o que é importante e relevante em seu dia -a -dia e tarefas. Foque somente nas importâncias, dessa forma terá muito mais prazer para desenvolver suas tarefas e cumprirá de forma organizada suas responsabilidades.

 

 


 

O QUE É PNL?

 

A PNL, ou programação neurolinguística, é uma metodologia voltada à busca da excelência humana em diversos campos. Ela consiste basicamente no estudo da interação entre mente, linguagem e comportamento, visando, através da adoção de determinados padrões e modelos, modificar o comportamento e a visão da realidade de um indivíduo como forma de fazer com que ele consiga atingir seus objetivos.

 

A Programação neurolinguística surgiu no início da década de 1970, na Universidade da Califórnia, nos EUA, através dos trabalhos dos professores Richard Bandler e John Grinder. Partindo da observação de pessoas bem sucedidas nas mais diversas áreas, os dois pesquisadores americanos estudaram como a mente dessas pessoas funcionava, como se dava o processo de representação da realidade e como elas agiam em direção a seus objetivos. A partir daí, buscaram criar um conjunto de técnicas, padrões e modelos visando a que qualquer pessoa que os praticassem pudesse também modificar o seu próprio comportamento de modo a emular o sucesso daquelas pessoas.

 

A PNL parte da ideia básica de que há uma divisão entre a realidade e a nossa percepção da realidade e de que, a partir daí, poderíamos manipular nossa percepção subjetiva dessa realidade com fins de se conseguir adotar um comportamento mais alinhado com o objetivo que se busca atingir. A programação neurolinguística não pode ser considerada exatamente uma ciência por não possuir um objeto de estudo individualizado; na verdade, consiste em uma junção de diferentes partes de diversos outros campos do conhecimento, como a psicologia, a linguística, a cibernética, a neurociência, entre outras.

 

A PNL considera que a nossa mente é um sistema e que, assim como um computador, pode ser reprogramada, de modo a criar no indivíduo novos padrões de comportamento e retirar experiências passadas negativas que podem ter causado hábitos indesejados.

 

A programação neuro linguística estuda o processo de funcionamento do cérebro humano, buscando entender como o cérebro capta e interpreta as informações transmitidas pelo meio através dos cinco sentidos e como esse processo influencia os nossos pensamentos, nossas emoções, nosso comportamento e a forma como nos comunicamos. Assim, esta metodologia funciona como um manual de instruções do nosso cérebro, nos ensinando como devemos agir para intervir nesse processo cerebral, de modo a obter mudanças comportamentais que irão alavancar nosso sucesso pessoal e profissional.

 

A PNL pode ser aplicado em qualquer campo no qual se deseje obter a excelência, seja na vida profissional, na vida pessoal e também no mundo dos negócios. É, inclusive, relativamente comum, atualmente, que se utilizem treinamentos de programação neurolinguística para a formação de líderes a capacidade de influenciar positivamente as pessoas ao seu redor e gerar melhores resultados.

pnl

Richard Bandler, um dos criadores da Programação Neurolinguística

Como a PNL pode te ajudar?

A programação neuro linguística vai lhe ajudar a conectar melhor seus pensamentos, seu comportamento e sua forma de se comunicar com o mundo a fim de obter os resultados que você busca na sua vida, sejam eles relacionados a objetivos profissionais, vida pessoal, no relacionamento com os outros ou em qualquer outro campo.

 

Com a neurolinguística você será capaz de desvendar e desenvolver suas melhores habilidades, aproveitando todas as potencialidades por anos ficaram adormecidas. É como se você pudesse finalmente amadurecer por completo para a vida e ampliar sua experiência subjetiva em todas as áreas da vida.

 

 

 

Princípios básicos da Programação neuro linguística – PNL

 

Mas afinal, quais são as ideias básicas nas quais a programação neurolinguística se baseia? Por que é possível afirmar que a neuro linguística pode efetivamente mudar a vida de uma pessoa? Bem, em suma, a PNL se baseia em alguns princípios fundamentais, cuja exploração nos permite reconstruir percepções subjetivas das experiências vividas e modificar o nosso comportamento. São eles:

 

. Nós reagimos a nossa percepção da realidade e não a realidade em si. Desse modo, a neurolinguística não busca modificar a realidade em si, o que seria mesmo impossível, mas sim modificar a percepção que temos dessa realidade de modo que nosso comportamento esteja sempre, em qualquer momento, em postura pró-ativa em direção aos nossos objetivos

 

.Nossas experiências possuem um padrão pré-determinado. Ao modificar esse padrão, podemos modificar nossa própria experiência, eliminando eventos destrutivos e solidificando eventos positivos

 

.Se algum indivíduo é capaz de realizar alguma tarefa, então todos os outros indivíduos também são capazes de aprendê-la e realiza-la. É possível, com a Programação neurolinguística, emular as estruturas mentais de pessoas excepcionais em determinada área e, assim, ser capaz de obter o mesmo grau de excelência naquela área

.corpo e mente estão interligados. Tudo o que você pensa irá, de uma forma ou de outra, alterar o seu comportamento e mesmo funções fisiológicas como respiração, tensão muscular, etc. A compreensão dessa interdependência entre corpo e mente é fundamental para auferir os benefícios da PNL.

.Você já possui todos os recursos de que necessita para ser bem sucedido em qualquer tarefa que deseje. É apenas uma questão de aprender a lidar com a interação mente-corpo, através da neurolinguística, para que você possa atingir seus objetivos.

 

Através do conhecimento desses princípios básicos e da prática constante das técnicas de neurolinguística, é possível transformar por completo o seu comportamento e ser capaz de focar com intensidade em seus objetivos. Embora muitas pessoas não deem a ela o crédito que merece, eu sei o quanto a PNL foi essencial para renovar minha atitude em relação ao mundo e ser mais pró-ativo em direção aos meus objetivos, em especial ao meu grande objetivo profissional de passar em um concurso público.

 

Sugestões de leitura:

>>>>> E-book – PNL – A CHAVES PARA SUA MENTE – compre co desconto aqui! <<<

 

 

 

 

>> voltar para página inicial<<

O que é PNL?
5 (100%) 4 votes

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.