Tudo sobre produtividade

Você provavelmente já deve ter se deparado com esse termo inúmeras vezes e em diversos ambientes diferentes, mas será que você sabe o que é produtividade? Para te explicar tudo sobre esse conceito, o Mente Alpha elaborou este artigo que vai trazer diversas dicas e explicações sobre o conceito de produtividade para que você aprenda como ser mais produtivo.

O que é produtividade?

O significado de produtividade pode ser interpretado de diferentes formas, dependendo do contexto aplicado, mas todas essas interpretações remetem a um mesmo sentido: uma relação entre o que é produzido e os fatores necessários para obter o produto. Esses fatores podem ser itens como mão de obra, energia, água, tempo, materiais, entre outras coisas necessárias para a produção de algo, ou seja, produtividade significa fazer mais com menos recursos. Por essa razão, o conceito de eficiência geralmente é visto como sinônimo de produtividade ou como algo atrelado a ela.

Agora que você já conhece um pouco da definição de produtividade mais geral, sairemos um pouco disso para entrar na questão do que é ser produtivo. Quando falamos de pessoas, é comum relacionarmos a produtividade com a quantidade de tempo que alguém passa fazendo determinada tarefa, como trabalhar ou estudar, por exemplo, e sempre achamos que as pessoas mais produtivas são as que ficam muito tempo executando essas atividades ou até mesmo inúmeras atividades nesse espaço de tempo.

Porém, essa interpretação está bastante equivocada, uma vez que a produtividade deve ser enxergada como a nossa capacidade de produção e de entregar os resultados esperados dentro do prazo estipulado e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode acabar atrapalhando muito na sua produtividade. Felizmente, essa visão de que ser produtivo significa ficar muitas horas no escritório realizando mil coisas ou no quarto trancado estudando está sendo desmistificada e, como consequência disso, as pessoas têm procurado maneiras de conseguir um aumento de produtividade para realizar suas tarefas em menos tempo e com mais qualidade.

Como aumentar minha produtividade?

Existem diversas maneiras de aumentar a sua própria produtividade por meio de dicas, métodos e técnicas e cada uma dessas maneiras pode variar de acordo com o perfil e os objetivos de cada um, mas há elementos que são fundamentais para qualquer pessoa conseguir se tornar mais produtiva. São eles: organização, foco e concentração.

A organização é primordial para que você seja uma pessoa mais produtiva porque é por meio dela que você vai conseguir organizar todas as suas tarefas da melhor forma possível, otimizando o seu tempo e sem ficar sobrecarregado, sendo capaz de realizar todas as atividades e entregar tudo dentro dos prazos determinados pela sua empresa ou por você mesmo, por exemplo.

O foco e a concentração andam juntos com a organização, pois para atender essa demanda e cumprir com as suas obrigações de acordo com o que você organizou e com os prazos estipulados, você vai precisar estar focado e concentrado enquanto executa as suas tarefas para não perder tempo e acabar não conseguindo dar conta de tudo.

Esses métodos e técnicas que eu mencionei mais acima ajudam as pessoas a aumentar a sua produtividade porque trabalham principalmente em cima desses três pilares, de modo a melhorar a organização, o foco e a concentração de cada um à sua maneira. Podemos citar como exemplos eficientes de técnicas que melhoram a produtividade a leitura dinâmica, a técnica Pomodoro, a metodologia GTD, a PNL, a Matriz de Eisenhower e outras técnicas de memorização.

Produtividade para quem quer tempo

Conforme foi falado em outro parágrafo deste artigo, cada técnica ou método de aumentar a produtividade pode funcionar melhor dependendo dos objetivos da pessoa. Quanto a produtividade no trabalho, por exemplo, as pessoas buscam ser mais produtivas porque querem produzir mais sem ter que trabalhar mais, de modo que sobre tempo para que elas possam se dedicar a outras tarefas ao longo do dia, sem deixar a eficiência de lado na hora de entregar seus resultados.

Já em relação aos estudos, ser produtivo está relacionado a conseguir compreender o que é lido e estudado em cada vez menos tempo, seja para o seu conhecimento pessoal ou para a realização de uma prova, teste ou concurso, de modo que você consiga se sair bem sem passar diversas horas ininterruptas estudando de forma errada.

No final das contas, se você conseguir ser uma pessoa produtiva, verá que as 24 horas do dia são suficientes para que você consiga dar conta de todas as suas tarefas. Mas como saber se você está sendo produtivo? Você pode medir isso por meio dos indicadores de produtividade, que falaremos no parágrafo a seguir.

Indicadores de produtividade

Esses indicadores são ferramentas que normalmente são utilizadas pelas empresas para avaliar a eficiência e a eficácia dos seus processos internos, mas que podem ser adaptados para serem usados por qualquer pessoa que queira medir a sua própria produtividade.

De maneira geral, eles servem para medir a eficiência da organização, seja pessoal ou da empresa. Cada empresa pode desenvolver seus próprios indicadores de acordo com os seus objetivos, mas podemos mencionar alguns indicadores, como a capacidade de inovação, controle de qualidade e investimento em qualificação, que são fundamentais para que você consiga mensurar a produtividade dos seus colaboradores e da sua empresa, para conseguir melhora-la cada vez mais.

Cálculo de produtividade

Você sabia que a produtividade pode ser calculada? Pois é. Por meio desse cálculo fica ainda mais fácil mensurar a sua produtividade. Em primeiro lugar, você vai precisar definir uma unidade de medida, que pode ser a quantidade de palavras que você lê ou de e-mails que responde, por exemplo, e definir um limite temporal, ou seja, em uma hora, um dia, um mês, uma semana.

Depois, é só dividir a unidade de medida pelo tempo que você vai obter como resultado a sua produtividade e com base nessa resposta, você consegue ter uma real dimensão sobre o quão produtivo você é e, caso não fique satisfeito com o resultado, você pode usar as técnicas mencionadas neste artigo para descobrir como melhorar a produtividade e eficiência ao realizar as suas tarefas.

 

Tudo sobre produtividade
Rate this post

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Este Guia reúne 8 dicas sobre leitura dinâmica que separei de minha experiência própria. Ideal para quem esta começando ou para quem quer aumentar ainda mais sua velocidade de leitura.

Sucesso! O pdf foi enviado para seu e-mail. Verifique sua caixa de spam.

[Ebook] Guia de Leitura Dinâmica para Iniciantes

Veja o que você precisa para começar a ler mais rápido que qualquer um, com 8 dicas imperdíveis de leitura dinâmica que podem ser aplicados por qualquer um.

Sucesso, O PDF foi enviado para seu e-mail. Verifique o SPAM.